Conheça as principais doenças profissionais do bancário

doenca-dos-bancarios

As doenças profissionais do bancário podem surgir tanto no início da carreira quanto em um funcionário antigo. O ambiente de trabalho pode ser estressante e com muita pressão, e isso pode desencadear muitas doenças. 

Continue a leitura e saiba mais sobre elas e quais direitos são garantidos pela lei. 

Entenda o que é uma doença profissional 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é uma doença profissional, outras até não sabem o que elas significam. Elas se tratam de problemas de saúde desencadeados por conta das tarefas exercidas pelo trabalhador. 

Alguns cargos exigem movimentos repetitivos por horas, isso pode prejudicar, e muito, o profissional tanto no seu dia a dia no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. Algumas doenças profissionais também podem surgir por conta de agentes de risco, como os físicos, químicos, biológicos e radioativos.

O trabalhador deve ficar atento a qualquer anormalidade que aparecer após a sua entrada no atual trabalho. Claro que ela deve estar totalmente relacionada às funções exercidas.

Principais doenças profissionais do bancário 

Quem trabalha em banco atende milhares de pessoas todos os dias, isso pode prejudicar tanto a saúde física quanto a mental. As doenças profissionais do bancário garantem direitos ao colaborador. 

Como os bancários ficam por horas digitando dados dos clientes no computador, muitas doenças devido à posição podem surgir, bem como, as de cunho psicológico. Portanto, conheça os principais problemas de saúde que podem surgir ao longo da sua carreira.

Doenças físicas:

  • Tendinite: se trata de uma inflamação ou irritação do tendão. Seus sintomas são: dor, inchaço local e dificuldade ou incapacidade de executar os movimentos;
  • Bursite: é uma inflamação da bursa, pequena bolsa que envolve as articulações, é ela quem amortece os tendões, ossos e tecidos musculares. Normalmente aparece nos joelhos, cotovelos e ombros. Os sintomas são os mesmos que o da tendinite, além do inchaço;
  • LER: a lesão por esforço repetitivo é uma síndrome que envolve diversas doenças como tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, dentre outras. O portador fica com muita dor nos membros superiores e nos dedos, fadiga muscular, além da dificuldade de realizar suas atividades, no caso do bancário, digitar dados no computador.

Doenças mentais 

  • Estresse: o ambiente de trabalho pode ter muitas cobranças, competitividade e jornadas intensas que podem deixar o colaborador extremamente estressado;
  • Depressão: a pressão para realizar as atividades pode gerar depressão, independente se o seu grau é leve ou elevado, ambas entram como doenças profissionais;
  • Síndrome do pânico: os bancários podem ter metas muito altas, podendo desencadear essa doença, que está relacionada a um nível alto de ansiedade;
  • Síndrome de  burnout: o excesso de tarefas pode levar ao esgotamento mental e físico e levar a esta doença mental. 

 Direitos dos bancários com doenças profissionais 

Qualquer doença profissional de bancário tem os direitos garantidos por lei.

O colaborador deve ir a um médico para verificar o grau da doença, caso ele seja afastado por mais de 15 dias, tem os seguintes direitos garantidos  na esfera previdenciária a  depender do grau da doença: Auxílio-doença acidentário, Auxílio-acidente, Aposentadoria por incapacidade permanente.

Já na esfera trabalhista o profissional poderá requerer Pensão Vitalícia, Lucros Cessantes, Dano Moral e Dano Material.

Caso você tenha alguma dúvida relativa a esse tema, entre em contato com uma advocacia especializada em direito trabalhista para que você seja orientado da melhor forma.

Não deixe de acompanhar o conteúdo em nosso site. Se gostou do nosso artigo, compartilhe!

Até a próxima.



Olá posso te ajudar?